#3 Incríveis Rolês de Enduro pelo Brasil

#3 Incríveis Rolês de Enduro pelo Brasil

Hoje, se contarmos o número de modalidades e variáveis do mountain bike precisaríamos utilizar os dedos do pé na soma dessa conta. Essa extensa variedade só fortalece nossa cultura agregando em toda a cadeia do esporte, desde o desenvolvimento de novas tecnologias até novas formas de treinamento para atletas profissionais e amadores que se multiplicam a cada ano. Neste conteúdo falaremos de uma vertical em específico que ganha cada vez mais adeptos:

ENDURO ✊

Antes precisamos falar de All Mountain. Hãn!? 🤔 Sim! O all mountain tem o objetivo de oferecer o melhor dos dois mundos para qualquer mountain biker: subidas e descidas com diversão! Normalmente as bikes dessa modalidade possuem acima de 140mm de curso e são mais robustas do que no cross country(XC), aonde a geometria não permite descidas tão agressivas. Se compararmos com o downhill também temos mais versatilidade, não havendo necessidade de empurrar nas subidas como consequência do conjunto de relação menos dinâmico e maior peso da bicicleta. Entendido?

Já falamos em nosso blog sobre modalidades do ciclismo, clique aqui para ler.

Ou seja: quando se fala da modalidade, falamos de All Mountain. Quando se fala da competição, falamos Enduro. Na prática? Tanto faz, pegue sua bike de Enduro e bora para estes três rolês incríveis pelo Brasil!


#1 Trilhas do Maciço

Floripa se destaca no cenário Brasileiro por suas incríveis trilhas conversadas e mantidas pela comunidade local do Ciclo Trilhas Floripa. A Trilha do Maciço da Costeira é histórica e tombada por lei municipal. Fica dentro do Parque Municipal do Maciço da Costeira. A trilha possui uma diversidade de elementos do MTB, horas fluida, horas extremamente técnica. A Trilha segue a crista do morro com trechos de pedalada e subidas curtas até a entrada do trecho de mata fechada com raízes e pedras, que tornam esse o trecho mais técnico da trilha. Além disso o Maciço é um grande HUB para outras conexões; Trilha do Berne e Antena por exemplo.

macico_mapa_ilustrado
Imagem https://ciclotrilhasfloripa.com/

Veja aqui o post da galera do Ciclo Trilhas com os links do Trail Forks para cada pico.


👕 Falando nisso, a camisa leaf naked manga longa além de feita em quantidade limitada, é a camisa ideal para usar em qualquer estilo de mountain bike, do XC ao Enduro. Dá uma olhada aqui no site.

#2 Serra da Cantareira

Também conhecida como a maior floresta urbana do mundo! Sim, a Serra da Cantareira localizada no Parque Estadual da Cantareira com 8 mil hectares de Mata Atlântica nativa está lá, a apenas 10km do centro da maior metrópole da América Latina: o Parque Estadual da Cantareira.

O embaixador do local é o lendário Luciano “Kdra” Lanceloti, idealizador do bike park local Cantareira Ride, que leva os pilotos para uma imersão de ciclismo de montanha em plena Mata Atlântica remanescente. No vídeo abaixo temos algumas trilhas exploradas pela série Destino MTB:


#3 Nova Lima

A cidade de Nova Lima fica localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. A Serra da Calçada, que emoldura o município, “é um dos mais bonitos cartões-postais da região de BH, mesmo ameaçada pela expansão imobiliária e ação de mineradoras  O território de Nova Lima é, em geral, bastante montanhoso, característica peculiar aos planaltos.

Local que foi escolhido (merecidamente) como sede para o Sense Enduro Cup de 2019. O circuito composto por três etapas foi válido pelo ranking nacional reconhecido pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Enduro World Series (EWS).

As trilhas do Morro do Chapéu, a 29 quilômetros da capital mineira, receberam cinco especiais e um prólogo. Quer fazer esse rolê? Faça com segurança e acompanhado! Link da trilha.


Curtiu o material? Comenta e compartilha com a gente quais outras trilhas de Enduro você conhece e recomenda.

Se você chegou até aqui, vai levar pra casa essa seleção de sons da playlist Flying High NOMAD no Spotify 🤘

Valeu, galera. Até o próximo conteúdo feito por quem pedala🤘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *